Tom, Voz e Estilo
A voz é a forma de expressão de uma instituição, equivalente à personalidade de uma pessoa.
O tom é a variação dessa voz em diferentes situações — positivo, neutro ou negativo.
Manter consistência na voz, tom e estilo fortalece a identidade da marca e garante clareza na comunicação. Isso é essencial especialmente em agências governamentais, onde a uniformidade cria reconhecimento e confiança.
De forma geral, utilize uma voz neutra, formal, direta e desburocratizada, evitando gírias e jargões.
Seja Consistente
Use sempre a mesma palavra para o mesmo contexto. A uniformidade evita confusão.
Use “Agendar” em todas as páginas.
Usar “Agendar” em uma página e “Programar” em outra.
Seja Conciso
Prefira frases curtas e claras, transmitindo a mensagem com objetividade.
Digite seu e-mail para acessar a primeira aula.
Basta preencher seu e-mail favorito abaixo e você terá acesso instantâneo à primeira aula.
Escreva para uma pessoa no singular
Fale com o usuário de forma direta, criando proximidade e empatia.
Você chegou ao final do curso, parabéns!
Vocês chegaram ao final do curso, parabéns!
Prefira a Voz Ativa
A voz ativa torna o texto mais direto e instrutivo, ajudando o usuário a agir de imediato.
Utilize o botão Pesquisar.
O botão Pesquisar deve ser utilizado.
A voz passiva pode ser usada em casos específicos, quando o foco está na ação.
Exemplo: Sua conta foi validada pela equipe de suporte.