Pular para o conteúdo principal

Tom, Voz e Estilo


A voz é a forma de expressão de uma instituição, equivalente à personalidade de uma pessoa.

O tom é a variação dessa voz em diferentes situações — positivo, neutro ou negativo.

Manter consistência na voz, tom e estilo fortalece a identidade da marca e garante clareza na comunicação. Isso é essencial especialmente em agências governamentais, onde a uniformidade cria reconhecimento e confiança.

De forma geral, utilize uma voz neutra, formal, direta e desburocratizada, evitando gírias e jargões.


Seja Consistente

Use sempre a mesma palavra para o mesmo contexto. A uniformidade evita confusão.

success

Use “Agendar” em todas as páginas.

perigo

Usar “Agendar” em uma página e “Programar” em outra.


Seja Conciso

Prefira frases curtas e claras, transmitindo a mensagem com objetividade.

success

Digite seu e-mail para acessar a primeira aula.

perigo

Basta preencher seu e-mail favorito abaixo e você terá acesso instantâneo à primeira aula.


Escreva para uma pessoa no singular

Fale com o usuário de forma direta, criando proximidade e empatia.

success

Você chegou ao final do curso, parabéns!

perigo

Vocês chegaram ao final do curso, parabéns!


Prefira a Voz Ativa

A voz ativa torna o texto mais direto e instrutivo, ajudando o usuário a agir de imediato.

success

Utilize o botão Pesquisar.

perigo

O botão Pesquisar deve ser utilizado.

cuidado

A voz passiva pode ser usada em casos específicos, quando o foco está na ação.
Exemplo: Sua conta foi validada pela equipe de suporte.